terça-feira, 10 de agosto de 2010

Uso pedagógico de mídias na escola


O uso pedagógico de mídias na escola é necessário para a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem. Podemos considerar que ao usar a tecnologia e as mídias como uma ferramenta pedagógica, é possível mudar o ambiente de aprendizagem. Integrar as mídias no contexto da escola facilita a construção do conhecimento dos alunos, torna o ensino mais cooperativo, e modifica a postura do professor.

É muito importante que a escola acompanhe os avanços do mundo de hoje e aproxime mais da realidade dos alunos. A escola não pode ficar alheia a todo este progresso tecnológico e continuar vendo os alunos de hoje como os de ontem. As crianças e adolescentes de hoje tem acesso instantâneo a qualquer tipo de informação e podem ficar desestimulados quando esse leque de possibilidades não é aproveitado pela escola. Isso, muitas vezes, pode gerar falta de interesse nas aulas e indisciplina.

Usar pedagogicamente as mídias na escola proporciona aos alunos explorarem outras formas de expressar suas idéias. Eles aprendem pesquisando, buscando informações, e outras formas de comunicação (e-mail, msn, chat...), e também na representação do conhecimento, como por exemplo no processo de construção de páginas web. Os alunos desenvolvem mais o senso crítico e a criatividade.

O professor deve conhecer as especificidades dos recursos tecnológicos e midiáticos, a fim de integrá-los na sua prática pedagógica para alcançar seus objetivos didáticos. Sabendo usar pedagogicamente as mídias, evita a situação de recursos tecnológicos se tornarem apêndices nas aulas, não havendo nenhuma integração pedagógica.

A Prática Pedagógica com o uso das Mídias, requer do professor desempenhar um papel diferente. Ele deixa a posição onde ele só transmite as informações, para criar condições que favoreçam o processo de construção do conhecimento dos alunos.

O uso pedagógico das mídias requer principalmente, profissionais conscientes de que o cenário pedagógico mudou e continua mudando com a inclusão de computadores, internet, projetor, vídeo e outros recursos tecnológicos na escola. É preciso nos adaptarmos e adequarmos as aulas com os novos meios. E principalmente entender a concepção de aprender a aprender ao longo da vida.

3 comentários:

  1. oi querida! coloque na apresentação que esse blog faz parte do trabalho final de AIV do curso de especialização. beijos e parabéns pelo belo trabalho

    ResponderExcluir
  2. Ei Lenise! Seu blog está bem legal!! Parabéns! Sua foto tb está muito bonita :p

    ResponderExcluir
  3. Adorei o blog xará!

    Sou estudante de licenciatura e achei o seu trabalho muito interssante. Parabéns!

    Abraços, Lê.

    ResponderExcluir